Alterosa recebe recursos provenientes de ICMs Ecológicos.

10-11-2010 13:54

 

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica chamadas de esgotos sanitários, para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável, através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor.

Atualmente a cidade de Alterosa, trata 100 % do esgoto gerado na cidade na Estação de Tratamento da cidade, lançando os efluentes no emissário com níveis aceitáveis da poluição.

No último dia 4 de novembro a Fundação Israel Pinheiro (FIP), realizou a sua primeira inspeção nas instalações, equipamentos e funcionamento da ETE/Alterosa, pelo fato da Prefeitura ter conseguido a regularização diante de todos os órgãos competentes, como COPAM, FEAM, etc. e consequentemente, ter passado a receber os ICMs Ecológicos, em torno de R$ 3.000,00/mês, a partir de julho deste ano.

O trabalho de inspeção foi realizado pelo Analista Ambiental,     Leonardo Mattioli que relatou “favoráveis as condições encontradas”,

“Graças ao empenho pessoal do prefeito Marcelo Nunes de Souza, com as questões ambientais, o aumento dos ICMS Ecológicos aumentarão significativamente nos próximos anos, em razão da transferência da Usina de Reciclagem de Lixo, que será construída dentro das normas da FEAM (FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE) e o início da construção da ETE do Distrito do Divino Espírito Santo, previsto para o próximo ano”, disse o Engenheiro Agrônomo, Danilo Carlos Gomes Ferreira, responsável técnico dos setores do Meio Ambiente da Prefeitura.